Briefing Alexander McQueen

01. Objetivo Geral do Projeto
Projeto de retail design para espaço de produção e evento de desfile para marca Alexander McQueen
Específico: Afirmação, divulgação (de marca) e otimização de espaço (retail design).


02.Publico Alvo
Homens e mulheres com idade entre 30 e 60,público comum, fashionistas, imprensa e convidados.


03. Detalhes Específicos do Projeto
03.01. Pesquisa acerca do produto (marca)


Alexander McQueen iniciou sua carreira na moda aos 16 anos, quando decidiu abandonar os estudos para trabalhar com alfaiataria. De um talento nato, McQueen não teve nenhum estudo anterior aos trabalhos em que aprendeu toda a técnica estrutural da alfaiataria, a qual ele aplicava em todos os seus trabalhos.
Nascido em Londres, no dia 17 de março de 1969, McQueen, estagiou em famosas alfaiatarias de Londres e uma em Milão, cumprindo um período de aprendizagem. Obteve seu mestrado em moda na famosa Central St. Martins College os Art and Design ao lado de talentos como Stella McCartney. Seu primeiro trabalho foi na Maison Givenchy onde ele substituiu John Galliano, ganhou seu primeiro British Designer of The Year. Anos depois, McQueen saiu da Maison Givenchy para entrar na Maison Gucci, onde pode enfim lançar sua própria marca, a Alexander McQueen.
Entre 1996 e 2003, McQueen ganhou quatro prêmios “British Designer of The Year”, e também um CFDA Award como “Best International Designer”, além de prêmios ele foi condecorado pela Rainha Elizabeth II pelos serviços que prestou trabalhando com a moda.
Características fortes podem ser encontradas nos seus trabalhos: havia traços delicados em contraponto com a agressão, fluidez e intensidade, romantismo aliado ao macabro que beira o grotesco. Esses detalhes fizeram com que as suas criações atingissem o patamar que possuem hoje em dia, consideradas sublimes por críticos do mundo inteiro.
Todo esse talento foi perdido em fevereiro de 2010 quando Sir Lee Alexander McQueen foi encontrado morto em sua residência em Londres, cidade de onde propagou sua arte para o mundo todo.

Fall/ Winter 2010-2011
A coleção fall/ winter 2010-2011 apresentada em Paris, foi a ultima coleção desenhada por Alexandre McQueen, os 16 looks que estavam praticamente finalizados receberam alguns ajustes da sua equipe para então serem apresentados a um publico privado e selecionado.Como inspiração para confecção da coleção, o Império Bizantino se fez fortemente visível, as pinturas de Joeroen van Aeken cujo pseudônimo é Hieronymus Bosch e ainda uma alusão ao escutor holândes Grinling Gibbons.
Pode-se notar um predominância referencial Bizantina nos 16 looks desta coleção, as túnicas longas e curtas com grandes volumes sobrepostas a vestidos de mangas longas onde a parte superior do corpo é bem evidenciada ora pelas pedrarias ora pelos bordados em ouro quando não juntos. As estampas com uma temática que nos remete em alguns momentos à arte sacra bizantina como também às pinturas Bosh, tudo isso mesclado com a incrível alfaiataria que é peculiar a McQueen.
Os acessórios são memoráveis tanto quanto os looks, também com influencias bizantinas percebidas nos dourados e nas pedrarias enquanto que os sapatos pode-se dizer que sofreram uma maior influencia advinda do trabalho do escultor.
Esses grandes e pequenos detalhes marcam o desfile de despedida deste que foi um grande estilista inglês, e que até hoje é lembrado e citado entre os melhores.
03.02 Análise de similares
 A cenografia de um desfile é muito mais do que apenas o espaço por onde caminham as modelos, ela serve para expor ao público o clima e o ambiente para apresentar a coleção. É, assim como as roupas, uma imagem que deve ser bem elaborada e impactante. Alguns criadores optam por uma passarela simples, pretas ou brancas, mas há quem prefira cenários que reforcem a imagem proposta para a coleção.

Alphorria- coleção outono/inverno  2006 SPFW
A produção do cenário traz como elementos candelabros e madeira, apesar de ser uma coleção outono/inverno a passarela traz tons de madeira que soa como um ar acolhedor/caloroso , o público fica na mesma altura da passarela.
André Lima- SPFW
           Usa-se duas cores- vermelho e dourado, com colunas que lembram o oriental, faz contrastes com os vestidos estampados


Chanel Summer Spring (Ready to Wear) 2010
Um imenso celeiro é o palco para o desfile da Chanel Ready to Wear Sping Summer 2010, Karl Lagerfeld usou do conceito campo para realizar seu desfile, os modelos surgiam de dentro de um amontoado de feno colocado no meio do espaço retangular que servia como passarela, os convidados ficavam ao redor para assistir ao espetáculo.

Louis Vuitton Fall Winter 2011/2012
Marc Jacobs criou um ambiente dramático com referencia a um Hotel dos anos 40 no desfile da Luis Vuitton Fall Winter, crimes, fetiche, escândalos são os temas abordados pelo estilista, a passarela quadrada por onde as modelos tinham acesso através de elevadores localizados no centro e por onde saiam por uma escada localizada atrás destes. Com esse clima provocativo e de muito Fetish a coleção é apresentada ao publico.









Exemplos de Desfiles McQueen 

Painel  Referências Bizantino
Hagia Sophia, Instambul, Turquia
04.Propostas de Solução


04.1 Concept Aplicado ao espaço

O concept aplicado ao local advém da pesquisa acerca da coleção e toda sua inspiração bizantina e artistica, mesclando, entretanto o estilo clássico com o estilo contemporâneo.

Pensou-se em um ambiente onde o público experimentasse a sensação do novo em contraste com o antigo, contraste este, que se faz presente na coleção apresentada como também no próprio estilo de McQueen.



04.02 Fluxograma

O fluxograma foi pensado de maneira que ao chegar ao evento, o publico aviste em um primeiro momento duas escadas que dão o acesso ao interior, onde será realizado o desfile, assim como o pós e o pré-evento, o backstage será implantado aos fundos, pois, verificou-se a precisão de um espaço mais amplo para que as necessidades deste fossem atendidas.



Fluxograma do evento


04.02.1 Estudos de Fachadas.














04.3 Solução 01



04.4 Solução 2