Briefing Luciana Araujo

01.OBJETIVO GERAL DO PROJETO
Criação de um espaço lúdico para promoção temporária da marca Rock Chick por Luciana Araujo.

02.TIPO DE USUÁRIO/ PÚBLICO ALVO/ GRUPO DE USUÁRIOS
Com base nos questionários realizados via internet com publico variado, responderam os questionário um total de 100 pessoas, sendo que eram 55 mulheres e 45 homens, de todos os entrevistados 23% tem entre 15 a 19 anos, 61% entre 20 a 24, e os outros 16% acima de 24 anos.
Quando questionamos sobre o estilo musical, em média
 50% gostam de rock, pop, sertanejo e pagode variando os outros 50% com estilos mais específicos como metal, samba, clássico, reggae, MPB, dentre outros.
Ao perguntamos sobre os hobbies dos entrevistados, estes poderiam responder mais de uma opção, dentre as 100, 70 optaram por bares e casas noturnas, 44 cinema e jantares, 26 atividades diurnas, 33 ficar em casa, lembrando que cada pessoa poderia responder mais de uma opção.
Assim, sendo, questionamos sobre os lugares noturnos freqüentados, em torno de 50% das respostas freqüentam festas e jantares em casas de amigos como também bares e danceterias alternativas.
Questionados sobre o estilo de vestir, 57% responderam que optam por um estilo básico, e sobre o valor gasto, houve um equilíbrio entre gastos de 50 a 100, sendo que a maioria de 65% gastam um valor médio acima de 100 reais.
Afunilando para a marca pesquisada, perguntamos se os entrevistados comprariam as roupas, acessórios da marca, a maioria compraria camiseta ou comprariam para presentear alguém.
Definiu-se então como publico alvo, jovens de ambos os sexos de 15 a 24 anos, que possuem um estilo musical popular, gostam da vida noturna assim como de momentos com os amigos, que possuem um estilo básico e costumam gastar acima de 100 reais em roupas e acessórios, com preferência em T-shirts para uso próprio ou como forma de presentear alguém.

03.DETALHES ESPECIFICOS DO PROJETO
Pesquisa acerca do produto/ marca
Pesquisa acerca dos espaços
Definição do publico alvo
Definição do Concept Design da marca

03A.MARCA/PRODUTO
A marca nasceu no ano de 2003 da vontade da artista plástica LUCIANA ARAUJO, graduada pela FAAP, de demonstrar seus sentimentos e idéias, trabalhando sempre com o tema rock a marca vende desde ilustrações a guarda-chuvas personalizados, todos com uma forte influência no gosto pessoal da artista, que permeia entre a melancolia e o orientalismo.
Sobre os produtos da marca, ela trabalha com o conceito DO IT YOUR SELF e já trabalhou em parceria com grandes marcas
como a Grendene, costumizando algumas sandálias Melissa, Ellus 2nd Floor como também ilustrações para Vogue e revista MTV.
Quando perguntada sobre suas criações, Luciana diz: “O intuito é sempre ser raro e especial”, já que ela não disponibiliza de um estoque dos produtos, tornando-os assim, em alguns casos, únicos.


03B.ESPAÇOS
Sobre os espaços onde se propõe a execução do projeto, foram selecionados dois espaços que possuem em comum o valor cultural e o arquiteto que os projetou um deles, o então inacabado Teatro Municipal Oscar Niemeyer localizado na cidade de Uberlândia (MG) o outro, Museu Nacional Honestino Guimarães (também projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer) localizado em Brasília (DF).
O Teatro Municipal Oscar Niemeyer, foi projetado para ser o maior e mais completo teatro de minas gerais, possuindo uma arena para apresentações ao ar livre, com capacidade para aproximadamente 1000 pessoas sentadas, desde 1989 as obras em parceria com o Governo Federal como também com Ministério do Turismo vêem se realizando.
O Museu Nacional Honestino Guimarães, com nome em homenagem a um desaparecido militar, foi inaugurado em dezembro de 2006, mês da comemoração dos 99 anos do arquiteto, possui o formato de uma cúpula e acessos nas laterais em rampa. Possui uma área interna dividida em dois pavimentos para usos diversos assim como a área externa que tem sido utilizada para desfiles e mostras variadas.
Os espaços citados estariam recebendo um evento de moda por isso a necessidade de um stand para a marca Rock Chick, para apresenta-la ao publico.

04. PROPOSTAS DE SOLUÇÕES
A partir de um Brainstorming acerca da marca, foram detectadas as seguintes referências:

A partir disso, foi feito um painel semântico com imagens que nos remetesse a marca, seguindo ainda as palavras do Brainstorming anterior.


Após todas as etapas citadas, foi definida uma proposta/ Concept Design que deve ser seguido para realização de três modelos individuais de espaços.
A proposta é trabalhar o espaço para a promoção/ divulgação do produto aliado a uma forte comunicação visual e o branding que criamos para marca. Já o Concept Design engloba três palavras que para nós representa bem a idéia da marca, SEJA no sentido de ser você mesmo, à sua maneira, sem repressão e influencias, MUDE no sentido de não estacionar na vida, não se conformar com ao seu ponto de vista é errado ou não faz sentido, DIGA, expresse-se, liberte-se, aceite-se e diga.