Briefing Oakley

01. OBJETIVO GERAL DO PROJETO
Projeto de espaço efêmero para Retail Design da marca Oakley. Específico: Colaborar na divulgação, afirmação de identidade e venda da linha de óculos Flak Jacket, da marca Oakley.


02.PÚBLICO ALVO
Homens e mulheres
Idade entre 25 e 45,
Esportistas,
Nível econômico social: média - alta.



03.DETALHES ESPECÍFICOS DO PROJETO
Pesquisa acerca da marca
Pesquisa acerca do Produto

Análise de similares
Análise dos locais de situação do projeto
Estratégias a serem aplicadas (Fórmula PAR)



03A. PESQUISA ACERCA DA MARCA

A marca surgiu em 1975 quando Jim Jannard com um investimento incial de U$300.00 decidiu criar e vender manoplas para bicicletas. A empresa nomeada Oakley, em homenagem ao cachorro, um Setter Inglês, que Jannard tinha na época, era uma pequena empresa de garagem. Em sua garagem, Jannard depois de estudos para melhorar o uso das manoplas, criou o sintético chamado de Unobtanium®,que mais tarde seria patentiado com o nome Oakley Unobtanium®. Em 1980 já com a intenção de expandir sua empresa, além de sua garagem e, percebendo que com a venda das manoplas não seria possível esse objetivo, Jannard cria e lança um modelo de óculos chamado O-Frame que não opteve sucesso com o publico, o que não foi o caso de outro modelo lançado em 1984, Eyeshade que após ser usado pelo vencedor do Tour de France, Greg Lemond, foi reconhecido e como conseqüência fez com a marca Oakley caísse no gosto de vários esportistas.

Desde então a empresa vem ganhando reconhecimento e parceiros, o que é o caso da Luxxotica, empresa italiana que é considerada a maior fabricante de óculos do mundo, eles uniram forças em novembro de 2007.
Hoje em dia é uma empresa estabelecida no mercado não só esportivo, já que a marca expandindo seu mercado, hoje em dia trabalha com vestuário, calçado e também com a fabricação de relógios. Os usuários se expandem às pessoas que não praticam nenhum esporte, que compram a marca apenas pela tecnologia oferecida nos produtos.

03B. PESQUISA ACERCA DO PRODUTO
"Os atletas profissionais não podem comprometer
o desempenho, por isso, projetamos Flak Jacket ®
para oferecer o melhor de cada tecnologia"

Site oakley


Dentre todas as linhas lançadas pela Oakley, trabalharemos a Flak Jacket® que é uma linha voltada para os esportistas, com a mais alta tecnologia, com lentes intercambiáveis com claridade óptica imbativel. As lentes são produzidas para bloquear raios ofuscantes que são projetados por superfície de neve, agua e asfalto. A oakley usa um processo que elimina a distorção.
óculos oferece um sistema customizado para melhor adaptação ao rosto. Leve e confortável feito especialmente para esportistas de ponta.
Pensando nos principais pontos do óculos criamos um painel semântico que nos faz lembrar as qualidades da linha, o qual pretendemos trabalhar no projeto proposto.




03C. ANALISE DE SIMILARES 





03D. LOCAIS DE SITUAÇÃO DO PROJETO.



Capital fashion week

Evento de moda realizado na capital Brasília criado em 2005 com o intuito de lançar os talentos da moda brasiliense para todo o Brasil, o objetivo, foi alcançado com grande sucesso já que, alguns dos estilistas que saíram de lá, hoje conseguiram se estabelecer na moda Brasileira. O evento é realizado no  Centro de convenções Ulysses Guimarães que possui uma área construída de 54 mil m², com cinco auditórios onde um deles tem capacidade para três mil pessoas, além disso, possui 13 salas modulares. Possui ainda um pavilhão de exposições com um total de seis mil m² com capacidade para nove mil visitantes.

Mido 
 Exposição internacional da oftalmologia, óptica, o optometria que acontecerá em maio a cada ano, nos pavilhões da Feira Milano Portello, em Milão. Mido é agora a principal feira internacional do setor, um acontecimento excepcional onde são apresentados novos produtos aos operadores. É um acontecimento que mostra abundância de iniciativas, personalidades, informação, serviços, mas sobretudo é um lugar de reunião para o negócio, para fazer contatos e descobrir as últimas tendências do mercado.

Por que expor na Mido 2011?
 1. Importante exibição da mostra de comércio para o mercado italiano e internacional
2. mostrar-chave , onde cada empresa expositora tem a chance de apresentar as últimas novidades e produtos de primeira e iniciativas especiais para o público em geral
3. Oportunidade de diálogo entre os principais intervenientes no sector
    Uma oportunidade de conhecer jornalistas internacionais, provenientes de todos os cerca para ver esta apresentação mundial da indústria de últimas notícias com seus próprios olhos.

Principais setores de mercadorias
  • Óculos e armações óculos de sol
  • Óculos de casos e acessórios
  • Óptico e lentes oftálmicas
  • As lentes de contato, fluidos e acessórios
  • Binóculos e lupas
  • Stands de amostras e mostruários
  • Sistemas informatizados de ótica
  • Sector de imprensa 
    As  áreas de exposição a seguir configurados para a edição de 2011:

  •         PAV. 11 : Mido Tech, Quadros / óculos de sol, clube estrangeiro
  •         PAV. 13 e 15: Quadros / Óculos
  •         PAV. 22 : Lentes e Ferramentas
  •         PAV. 24 Aldeia Design Mido: Laboratório VIP Mido, Clube da Imprensa




04- ESTRATÉGIAS A SEREM APLICADAS (FÓRMULA PAR)


4.A OBSTÁCULOS
Criação de prazos para todos os componentes, já que esta havendo atraso no projeto/ atraso na postagem/ e atraso na criaçao do manual.
- alguns programas não funcionam para andamento do estudio.

4.B ACRÉSCIMO DO LOUNGE
Para a criaçao do lounge foi proposto integrar todo o espaço, mantendo a negociaçao proxima ao produto.

4.C LINHA ESPECÍFICA DE ÓCULOS
Para criaçao do espaço, optamos criar o lounge com formas organicas, futuristas que retratem toda a tecnologia analisada no produto estudado.

4.D VENDA DA LINHA
Trabalhar todas as vantagens da linha flack jacket,atraves de experiencia sensoriais,e  sentidos dos materiais do produto ,trabalhada tanto na cabine ,nos displayers como no espaço.

4.E ATRAIR UM PÚBLICO QUE É ESPECÍFICO(EMPRESÁRIOS)
Para atrair o publico sera proposto a distribuiçao de informaçoes do produto por toda a exposiçao. E no proprio lounge(estrutura) será trabalhado displayers para a comunicaçao do produto.

4.F CONCEPÇÃO DE MODELOS
Acerta do projeto anterior (Rock Chick- Luciana Araujo), voltamos para a concepçao de modelos a partir de um slogan criado pelo estudio para a marca FLACK JACKET.

4.G CRIAÇAO DOS MODELOS:
Cada  componente ira trabalhar em um modelo, visando atender todas as linhas pensandas para o projeto.
Entrega de tres propostas.(27/05)

ACRÉSCIMO DO CONCEPT AO MANUAL
Tarefa  realizada pelo componete Diego Soares. 

(03/06- entrega)




05.PROPOSTAS DE SOLUÇÃO



5.A BRAINSTORMING:
TECNOLOGIA,RESISTÊNCIA,ESPORTE, BICICLETA, ADRENALINA,LARGADA, CHEGADA, OBJETIVO, OBSTÁCULOS, PRAZER, LAZER, CONDICIONAMENTO FÍSICO, SAUDÁVEL, CRONÔMETRO,VELOCIDADE, ÁGUA, COMPETIÇÃO, TRILHA,  PROTEÇÃO, QUALIDADE, IMPERMEÁVEL, MOTO, CORRIDA, ATLÉTICO, PISTA,VENTO, LIMITES.

6.B MATERIAIS EM SI OU SIMILARES:
CONCRETO,BORRACHA,MATERIAIS METÁLICOS.

6.C CORES:
TONS ESCUROS.

6.D CONCEPT:
O espaço tem como concept design a relação entre a tecnologia aplicado ao produto, óculos, e o conceito agregado à marca, tendo como influencia a sede da empresaOne Icon (nome oficial da sede que, traduzido, significa “ícone número um”, uma alusão ao “O” de OAKLEY usado como ícone no logotipolocalizada em Foothill Ranch, a 30 minutos de Orange County na Califórnia.


6. Manual de Identidade e desenhos finais